Os materiais de PDV desempenham um papel fundamental no sucesso de uma ótica.
Eles têm o poder de atrair a atenção dos clientes, criar uma atmosfera envolvente, que desperta o interesse do cliente e o incentivo a explorar os produtos disponíveis, transmitir a identidade da marca e destacar os produtos oferecidos.
Ao utilizar os materiais de PDV de forma estratégica, a ótica pode criar uma experiência única para o cliente, aumentar o engajamento e, consequentemente, aumentar as vendas.
Cada vez mais, os consumidores estão em busca de experiências diferenciadas ao realizar suas compras, e sua ótica, como qualquer outro negócio, precisa estar preparada para atender a essa demanda.
Nesse contexto, a Xilema está comprometida em ajudar os parceiros e você leitor do nosso blog, a alcançarem resultados em vendas utilizando os materiais de PDV adequadamente, que é um passo fundamental para o sucesso da sua ótica.
Por isso, escrevemos este conteúdo, para compartilhar dicas e estratégias valiosas com objetivo de auxiliar as óticas a entenderem a importância.
Vamos lá ?
Índice
Pilar para o sucesso do negócio, pois ao compreender as características, motivações e necessidades dos clientes, a ótica pode direcionar suas estratégias de marketing e oferecer uma experiência personalizada, aumentando as chances de conversão e fidelização.
Aqui estão 3 dicas práticas para ajudar você a aplicar esses conceitos:
Realize uma pesquisa detalhada para obter informações relevantes sobre o perfil do seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de sessões, entrevistas ou até mesmo análise de dados.
Descubra quais são as práticas de estilo, faixa etária, poder aquisitivo e quais são as necessidades específicas que eles buscam atender ao adquirir óculos.
Utilize os dados de vendas para identificar padrões e tendências de compra do seu público-alvo.
Observe quais são os modelos, marcas e estilos que têm maior saída e popularidade entre seus clientes.
Você compreenderá melhor sobre quais peças estão passando despercebidas, e se talvez houvesse alguma sinalização específica para elas, facilitaria a venda da peça
Ao interagir com os clientes, esteja atento para oferecer um atendimento personalizado e atencioso. Converse com eles, faça perguntas para entender suas necessidades e compulsão, e recomendações de acordo com o seu perfil.
Lembre-se que o conhecimento do perfil do público-alvo é um processo contínuo e que requer atualização constante.
Vamos para o próximo princípio.
Ter clareza sobre o que se deseja alcançar permite direcionar os esforços de forma mais eficaz e mensurar os resultados de maneira precisa. Aqui estão 2 dicas práticas para ajudar você a aplicar esses conceitos:
Utilize a metodologia SMART para estabelecer metas claras e específicas.
SMART é um acrônimo para Específicas (Specific), Mensuráveis (Measurable), Atingíveis (Attainable), Relevantes (Relevant), e Temporais (Time-bound).
Por exemplo, ao estabelecer uma meta vaga como “aumentar as vendas”, defina uma meta SMART como “aumentar as vendas de óculos de sol em 20% até o final do trimestre”.
Isso torna a meta mais tangível e facilita a definição de estratégias para alcançá-la.
Estabelecer metas e objetivos é apenas o primeiro passo!
É fundamental acompanhar o desempenho e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.
Utilize indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para monitorar o progresso em relação às metas protegidas.
Isso permitirá identificar rapidamente se as estratégias estão funcionando conforme o planejado ou se é necessário fazer ajustes.
Por exemplo, se a meta é aumentar as vendas de óculos de grau, monitore regularmente as vendas desse produto e faça análises comparativas para identificar oportunidades de melhoria.
A definição de objetivos e metas do ponto de venda deve estar esclarecido com a visão estratégica e os valores da ótica.
Vamos a próxima orientação.
Ao determinar o valor que pode ser destinado a esses materiais, é possível planejar de forma mais eficiente e alinhar os recursos financeiros com as metas e objetivos do negócio.
Para realizar essa definição de maneira adequada, é importante considerar alguns aspectos.
Primeiramente, analise o contexto financeiro da ótica, levando em conta receitas, despesas e margem de lucro.
Com base nessa análise, estabeleça um valor que possa ser alocado para investimentos em materiais de PDV, levando em consideração também outras demandas financeiras do negócio.
Priorize a maior parte da verba para estratégia que trazem maior retorno e estão alinhados com o posicionamento da ótica. Uma parte menor do capital, utilize para testar algo novo.
Inovar é preciso para se diferenciar do mercado, sempre se organize para investir em testar coisas novas.
Dessa forma a verba terá sido bem investida , explorando ao máximo o potencial de cada investimento.
A próxima e última dica é:
4. Escolher os materiais adequados para a exposição de produtos
Você estará dando um passo importante para alcançar os resultados desejados.
Imagine poder destacar as coleções mais recentes de óculos, criar um ambiente atraente e envolvente para seus clientes, e garantir que cada produto seja apresentado de forma atraente e impactante.
Esses são alguns dos resultados que você pode alcançar ao seguir as dicas práticas que orientamos neste post, dificilmente irá tomar uma decisão equivocada.
Para garantir maior assertividade das suas decisões, analise o estilo e a identidade da sua marca, e escolha materiais que estejam acomodados com esses aspectos.
Se você tem uma proposta mais sofisticada, opte por materiais elegantes e de alta qualidade.
Se o seu público é mais jovem e descolado, materiais modernos e criativos podem ser a escolha certa.
Além disso, pense na funcionalidade dos materiais. Eles devem ser práticos e facilitar a exposição dos produtos, permitindo que os clientes possam visualizá-los facilmente.
Outro ponto importante é a qualidade dos materiais. Opte por materiais duráveis e resistentes, que suportem o trânsito constante e a exposição diária.
Isso garante que seus materiais de exposição mantenham uma aparência profissional por mais tempo, transmitindo confiança aos clientes.
Utilize displays de mesa, suportes de parede, expositores de chão e qualquer outra opção que se adeque à sua loja.
Isso proporciona variedade visual e permite que você explore diferentes formas de exposição, tornando o ambiente mais dinâmico e interessante.
Por fim, acompanhe o desempenho dos materiais de exibição e ajustes de fachada sempre que necessário. Observe como os clientes interagem com os displays, quais são os produtos mais visualizados e quais materiais despertam maior interesse.
Com base nessas informações, faça tolerância e melhorias contínuas.
Utilizar materiais interativos e tecnológicos, criar uma identidade visual consistente e atraente, avaliar o desempenho dos materiais de PDV e manter-se atualizado sobre novas tendências também são estratégias essenciais para o sucesso na exposição de produtos em uma ótica.
Ao investir em materiais interativos e tecnológicos, você proporciona uma experiência diferenciada aos clientes, despertando sua curiosidade e engajando-os com os produtos.
Telas interativas, realidade virtual ou aumentada são exemplos de recursos que podem trazer dinamismo e inovação ao ambiente.
A criação de uma identidade visual consistente e atraente fortalece a imagem da sua ótica e torna-se mais reconhecível para os clientes.
Avaliar constantemente o desempenho dos materiais de PDV é fundamental para identificar o que está funcionando e que pode ser melhorado.
Por fim, manter-se atualizado sobre novas tendências e inovações em materiais de PDV é essencial para se manter competitivo no mercado.
Tenha atenção às novidades, participe de feiras e eventos do setor, acompanhe blogs e publicações especializadas assim como o blog Xilema B2B.
Isso permite que você esteja à frente das tendências, oferecendo aos clientes uma experiência aprimorada e respondida com as demandas do mercado.
Na Xilema, entendemos a importância dos materiais de exposição para o sucesso de uma ótica.
Por isso, oferecemos materiais congruentes com a identidade da marca, e que além de chamar atenção dos clientes para os produtos Xilema, aumentará a reputação da sua ótica, por demonstrar que está atualizada, a ponto de oferecer produtos tão autênticos e exclusivos.
Por consequência, ter uma Xilema na vitrine, aumenta a retenção do cliente em loja e possibilita a venda de mais lentes e de qualquer outra armação ou solar do seu mostruário.
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Esperamos que esse conteúdo tenha colaborado bastante para a evolução da sua ótica.
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Forte abraço e até breve!
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