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Dicas para sua ótica vender bem no Dia dos Pais em 2023.

No dia dos pais, as óticas têm a oportunidade de atrair mais clientes e impulsionar suas vendas. 

Para alcançar resultados positivos nessa data especial, é essencial que o lojista esteja preparado e ofereça um estoque atrativo, além de estratégias eficientes para destacar-se no mercado óptico. 

Neste artigo, que está longe de ser superficial, compartilharemos algumas dicas valiosas para montar um estoque irresistível e criar uma experiência de compra memorável para os clientes.

Considere o tempo de leitura um investimento na sua ótica, temos absoluta certeza, que irá agregar valor para o seu processo de vendas.

Acompanhe a seguir os dez principais aspectos a serem considerados para que a sua ótica venda bastante no Dia dos Pais.

1. Variedade de opções de presentes: 

Oferecer uma ampla variedade de opções de presentes para atender diferentes preferências e estilos dos pais. 

Isso inclui desde armações de grau e solar, até acessórios relacionados, como estojo para óculos, limpadores de lentes e cordões.

Para não escolher peças que irão ficar presas no estoque, faça uma análise do perfil dos seus clientes e identifique as preferências mais comuns. 

Leve em consideração a faixa etária, o estilo de vida e as tendências de moda. Essa prática ajudará você, a escolher opções variadas que atendam às demandas do seu público-alvo.

Outro ponto de atenção, é montar uma vitrine competitiva, em comparação ao seu concorrente. Busque fornecedores confiáveis e com reputação no mercado. Certifique-se de que os produtos oferecidos tenham qualidade e design diferenciados.


Inclua uma variedade de estilos para óculos de sol como aviador, esportivos, vintage, oversized, entre outros. Também considere diferentes lentes, como polarizadas, espelhadas e graduadas.

Para óculos de grau, ofereça uma variedade de formatos e materiais, como madeira, fibra de coqueiro,  acetato, metal, alumínio, entre outros. Considere diferentes cores e estilos, como clássico, contemporâneo, elegante e casual.

2. Estoque atualizado com as últimas tendências:

Atualize-se sobre as últimas tendências do mercado óptico, incluindo cores, designs e materiais em alta, isso ajudará a atrair pais que buscam produtos modernos e atualizados.

As tendências são influenciadas por diferentes agentes, como designers de moda, influenciadores, celebridades, marcas de renome e até mesmo as preferências dos próprios consumidores.

Acompanhe blogs e sites especializados no setor óptico, para se atualizar de noticias e eventos

Siga marcas de óculos, perfis de designers, influenciadores e profissionais nas redes sociais, para ficar por dentro de suas perspectivas sobre o mercado.

Participe de feiras e eventos, para acompanhar as novidades que as marcas estão propondo ao mercado.

Exemplo de eventos importantes, foi a 19º Expo Ótica que aconteceu no mês de abril, e trouxe a Xilema como destaque no espaço Highlight com as coleções “Fibra de coqueiro”, e “Xilema Wood”, seria uma das formas de manter-se atualizado sobre o mercado óptico.

Vale destacar que acompanhar o blog da Xilema B2B, também faz parte das recomendações, compartilhamos conteúdos relevantes sobre o mercado óptico, tendências de moda, dicas de vendas e estratégias para impulsionar o seu negócio. 

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Nossos artigos são elaborados com base em pesquisas de mercado e expertise no setor, oferecendo informações valiosas para ajudá-lo a manter seu estoque atualizado e em sintonia com as últimas tendências.

3. Ofertas especiais e descontos: 

Oferecer ofertas especiais e descontos é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas e atrair os clientes durante o período do Dia dos Pais.

Nesse contexto, é importante refletir sobre o posicionamento da sua ótica antes de investir em políticas de descontos.

Se sua ótica já trabalha com uma abordagem de preços competitivos como parte do seu posicionamento, oferecer descontos diretos pode ser uma estratégia adequada. Irá atrair clientes que estão em busca de boas oportunidades e que valorizam o custo-benefício.

Se sua ótica se posiciona com um maior valor agregado, oferecer descontos diretos pode comprometer a percepção de exclusividade e qualidade que os seus clientes têm sobre os produtos. 

Recomendamos outras estratégias, como oferecer bônus adicionais, brindes exclusivos, serviços personalizados ou promoções do tipo “leve dois, ganhe algo” para incentivar a compra de múltiplos itens.

4. Personalização e serviço de consultoria

É um diferencial extremamente importante para se destacar no mercado óptico durante o Dia dos Pais! 

É importante que tenha na sua ótica, uma equipe de vendedores bem treinados, por que eles são os responsáveis por criar uma experiência única e satisfatória para os seus clientes.

Vale ressaltar, a dinâmica do capital de giro de uma ótica. Quanto mais rápido o capital circular, maior será a saúde financeira da ótica, e o vendedor desempenha um papel fundamental nesse processo,.

É ele quem transforma o estoque em vendas e, consequentemente, em capital!


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Nesse e-book, você encontrará orientações sobre como criar uma abordagem de vendas personalizada, como lidar com objeções dos clientes, como utilizar técnicas de persuasão e muito mais. Abordamos também a importância de conhecer bem os produtos que você oferece, incluindo as coleções exclusivas da Xilema, que combinam estilo, durabilidade e autenticidade.

Dê um passo à frente da sua concorrência, aprimore o seu serviço de consultoria e aumente as suas vendas durante o Dia dos Pais.

5. Parcerias estratégicas: 

Estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas pode ser uma forma de agregar valor ao estoque e oferecer pacotes exclusivos para o Dia dos Pais. 

Aqui vão 3 bons exemplos de parcerias que você pode utilizar, levando em consideração a necessidade de conexão com o público masculino:

Parceria com um bar ou restaurante, beneficia tanto a sua ótica quanto o estabelecimento parceiro, atraindo mais clientes para ambos.

Convenio com uma loja de roupas, permite que você ofereça uma experiência de compra integrada, incentivando os clientes a complementarem o seu novo visual com roupas modernas e estilosas.

Para clientes que comprarem óculos com designs esportivos ou de performance, seria interessante uma parceria com um centro esportivo local. Poderia ser oferecidos descontos em serviços de academia ou aulas esportivas.

6. Exposição atrativa: 

Como você expõe os produtos na vitrine da sua ótica tem um papel crucial para atrair e envolver os clientes. 

Os óculos da Xilema, desempenham também essa função na sua vitrine, aumentando consideravelmente o seu poder de retenção do cliente em loja, viabilizando a venda não só das armações Xilema, como de todo o seu estoque e lentes.

Aqui estão duas das melhores técnicas amplamente utilizadas para arrumar uma vitrine atrativa:

Agrupar os produtos por coleção ou tema, ajuda a criar um impacto visual e contar uma história aos clientes. Você poderia destacar uma coleção de óculos de sol para o Dia dos Pais, e agrupar diferentes modelos que complementam um ao outro, seja em termos de estilo, cor ou design.

Outra técnica eficaz é agrupar os produtos com base no estilo ou função, ajudando os clientes a navegar rapidamente pelas opções disponíveis e encontrar o que mais se adequa às suas necessidades. Você pode criar seções na vitrine com óculos esportivos, óculos clássicos, óculos casuais e óculos fashion.

7. Comunicação eficaz:

A comunicação com os clientes é fundamental para informar sobre as opções de presentes disponíveis e as promoções especiais. Utilize diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing, anúncios online, para alcançar um público amplo e manter os clientes informados sobre as ofertas do Dia dos Pais.

8. Garantia de qualidade:

Certifique-se de que todos os produtos disponíveis no estoque sejam de alta qualidade e ofereçam garantia. Isso transmite confiança aos clientes e os deixa mais seguros ao fazer uma compra na sua ótica.

Claro e óbvio que ter os óculos da Xilema no seu mix, faz parte desse processo.

9. Garantia de qualidade: 

Crie uma experiência de compra memorável: Além de ter um estoque atrativo, é importante proporcionar uma experiência de compra memorável aos clientes. 

Invista na qualidade do atendimento, no conforto da loja e em pequenos detalhes que fazem a diferença. Crie um ambiente aconchegante e convidativo na sua ótica, utilize uma iluminação adequada, música ambiente suave, decoração agradável e perfume a loja, para criar uma atmosfera acolhedora.

Boas práticas também incluem oferecer um café, um brinde personalizado, um cartão de agradecimento escrito à mão ou até mesmo um pequeno presente relacionado à compra. 

Essas surpresas inesperadas criam uma experiência memorável e geram um sentimento positivo em relação à sua ótica. 

10. Acompanhamento pós-venda:

Após a venda, faça um acompanhamento para garantir a satisfação dos clientes!

Este, inclusive, é um dos segredos das óticas que mais faturam ao longo do tempo!

Óculos não se vende uma vez só! Levando em consideração que estamos na era digital, não podemos ignorar o fato de ter dado mais voz e espaço aos nossos concorrentes.

Que nunca foram poucos!

Estar perto dos seus clientes até mesmo depois da compra, fará toda a diferença no longo prazo.

Vamos agora fechar com chave de outro esse artigo,!

É hora de aprofundar como você pode fazer um pós venda excepcional, abordando as práticas consideradas como o “feijão com arroz”, e que você não deve deixar de fazer, caso deseje aumentar o faturamento da sua ótica ao longo do tempo.

Aplique as recomendações a seguir:

10.1. Mensagem de agradecimento

Após a compra, envie uma mensagem de agradecimento personalizada para o cliente, demonstrando sua gratidão pela escolha da sua ótica. Esse gesto mostra atenção e apreço, reforçando o vínculo emocional e abrindo espaço para futuras interações.

10.2. Pesquisa de satisfação

Quinze ou 20 dias após a compra, entre em contato com o cliente, para checar como está a sua adaptação ao óculos que foi adquirido. Verifique se o cliente precisa de ajuda com algum ajuste, entre outras necessidades. 

10.3. Nutrição de relacionamento

Mantenha um relacionamento contínuo com seus clientes por meio de comunicações regulares. Isso pode incluir o envio de newsletters com dicas úteis relacionadas à saúde ocular, atualizações sobre novos produtos e ofertas exclusivas para clientes fiéis, entre outras. Lembre-se , “NÃO SEJA CHATO”, só comunique ao cliente mensagens realmente úteis para sua vida.

10.4. Indicação

Implemente um programa de indicação que incentive os clientes satisfeitos a indicarem sua ótica para amigos e familiares. Ofereça benefícios, como descontos ou brindes, para cada indicação bem-sucedida. Isso transforma seus clientes em defensores da marca e amplia o alcance da sua ótica.

10.5. Aprenda com os dados

Utilize os dados coletados durante o processo de pós-venda para obter insights valiosos sobre o comportamento e as preferências dos clientes. 

10.6. Plano fidelidade

Mantenha seus clientes engajados com um programa de fidelidade que ofereça recompensas exclusivas para compras recorrentes. 

10.7. Eventos

Organize eventos exclusivos para seus clientes, como lançamentos de produtos, workshops ou palestras sobre temas relevantes para a saúde ocular. Esses eventos criam uma experiência diferenciada, fortalecem o relacionamento com os clientes e oferecem oportunidades de venda adicionais.

10.8. Pro atividade em servir

Seja proativo em acompanhar seus clientes, lembrando-os de agendar exames regulares de visão, trocar lentes, ajustar óculos, entre outros.

Se você chegou até aqui, é por que se preocupa com o sucesso da sua ótica!

Esperamos ter colaborado com a evolução do seu negócio com esse artigo que foi desenvolvido com muito cuidado para te orientar.

Para saber  mais sobre como os óculos da Xilema podem cooperar para o aumento das suas vendas no Dia dos Pais, conheça nossas coleções e catálogo, clicando aqui.

Forte abraço, e até breve!

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